domingo, 7 de julho de 2013

Avião movido a energia solar termina travessia nos Estados Unidos



Aeronave cruzou o país sem levar nenhum combustível.
Impulso Solar aterrissou na noite de sábado (6) em Nova York.

Um avião totalmente movido a energia solar aterrissou em Nova York na noite de sábado (6), completando a etapa final de uma jornada épica através dos Estados Unidos, que começou há mais de dois meses.
O aparelho, chamado de Impulso Solar, desembarcou no Aeroporto John F. Kennedy às 23h09 (hora local), disseram os organizadores.O avião experimental saiu do Aeroporto Internacional Dulles, perto de Washington.
O Solar Impulse é o primeiro avião movido a energia solar capaz de funcionar dia e noite para voar através dos Estados Unidos. Com a envergadura de um Jumbo e o peso de um carro pequeno, a aeronave fez a primeira etapa da viagem de San Francisco para Phoenix no início de maio e voou esse mês de Phoenix para Dallas.A aeronave de formato espigado tinha previsão para pousar na madrugada de domingo, mas a equipe do projeto decidiu encurtar o vôo após um pequeno incidente na parte inferior da asa esquerda. A condição da aeronave foi declarada suficientemente estável ​​para continuar, e piloto Andre Borschberg não estava em perigo, disseram os organizadores.
O projeto teve início em 2003, com orçamento de 90 milhões de euros ( US$ 112 milhões) para um período de dez anos e envolveu engenheiros da Schindler, a fábrica suíça de elevadores, e ajuda para pesquisa do grupo químico belga Solvay - patrocinadores que querem testar novos materiais e tecnologias e ao mesmo tempo obter reconhecimento para sua marca.
Foto de arquivo do dia 22 de maio mostra o Impulso Solar, pilotado por André Borschberg, tomando o voo, de madrugada, do Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix  (Foto: Matt York/ AP)