segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Médica cubana deverá chegar a Monte Santo nos próximos dias

Monte Santo foi o único município do Território do Sisal contemplado com o Programa Mais Médicos
A maioria dos médicos cubanos (74%) irão trabalhar nas regiões mais carentes do Brasil, principalmente na região nordeste, é o que informa o Ministério da Saúde. Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilla, os profissionais de Cuba, alvos da maioria das polêmicas do programa, chegarão ao Brasil nesta segunda feira(26). Médicos de outros países como Portugal e Espanha desembarcaram na última sexta-feira (23).
 Monte Santo, a única cidade da região do Sisal que foi contemplada com o programa e terá a médica Noemi Larossa Redélico, nascida  em Cuba, e que já trabalhou no Uruguai. Segundo informações do Ministério da Saúde, os médicos cubanos irão ganhar pouco mais de R$ 3 mil, mas o governo federal irá repassar quantia de R$ 10 mil ao governo de Cuba, que tem acordo com o Brasil, e repassará cerca de 30 % aos médicos.
Noemi deverá se apresentar ao prefeito de Monte Santo nos próximos dias, e irá passar por um período de 15 dias de adaptação sobre doenças locais e língua portuguesa, tendo alimentação e moradia pagas pelo governo municipal.
Informações Monte Santo.Net/ foto: Raimundo Mascarenhas