Ivanildo Dias de Souza Gari natural de Monte Santo e um dos melhores corredores do Brasil Promove maratona na sua terra natal

Arquivado em:



 
6ª Maratona da paz LAGOA DO MEIO X LAGOA DAS PEDRAS
CRIANÇAS ATÉ OS 13 ANOS DE IDADE
DATA: 19/01/2013     SABADO   AS    08:00 HORAS DA MANHÃ
PREMIAÇÃO:
1º  100 REAIS, MEDALHA, CAMISETA E TROFEU
2º   30 REAIS, MEDALHA CAMISETA E TROFEU 
3º 20 REAIS, MEDALHA E CAMISETA
4º  15 REAIS MEDALHA E CAMISETA
5º  10 REAIS MEDALHA E CAMISETA
ADULTOS
DATA: 20/01/2013    DOMINGO AS 08:00 DA MANHÃ LARGADA LAGOA DAS PEDRAS   CHAGADA EM  LAGOA DO MEIO
PREMIAÇÃO
1º 200 REAIS MEDALHA TROFEU E CAMISETA
2º 80 REAIS  MEDALHA TROFEU E CAMISETA
3º 40 REAIS MEDALHA E CAMISETA
4º 30 REAIS MEDALHA E CAMISETA
5º 25 REAIS MEDALHA E CAMISETA
INSCRIÇÕES
MARCIEL EM LAGOA DO MEIO
JOELTON EM LAGOA DAS PEDRAS
OU DEIXA RECADOS NO FACE BOOK.         andrade_marciel@yahoo.com.br
PATROCINIO:
ATLETA: IVANILDO DIAS DE SOUZA
TREINADOR: MARCOS FEITOSA
COMUNIDADES: LAGOA DO MEIO E LAGOA DAS PEDRAS
FRASE: O  esportes é  a seção de brinquedos da vida."
CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DE Ivanildo Dias CLIQUE NO LINK ABAIXO 
Fonte: http://montesantonoticias.webnode.com.br

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

Bebê de um ano morre em acidente na BR-101

Arquivado em:


Manoel da Silva, 48 anos, dirigia o veículo quando derrapou na pista, perdeu o controle e caiu de uma ribanceira.
Além de Manoel outras cinco pessoas estavam no carro. O bebê Caio Euler Aguiar, Andreia Gomes da Silva, 16 anos, Gisele da Silva Costa, 25, Raquel Aguiar da Silva, 17, e Maria das Graças Aguiar, 47. 

Segundo informações do blog local O Tempo Jornalismo, as vítimas foram socorridas para a emergência do Hospital Santo Antônio. O bebê não resistiu aos ferimentos e já chegou sem vida ao hospital. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.






fonte: Verdinho

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

CIPE-CAATINGA APREENDE ARMAS DE FOGO EM CANUDOS

Arquivado em:




No último sábado, dia 12, policiais militares da CIPE-CAATINGA se deslocaram até a reserva ambiental do Raso da Catarina, localizada na cidade de Canudos, onde foram apreendidas em um rancho de caçadores, 4 (quatro) espingardas, sendo 2(duas) de fabricação caseira, 1(uma) de Marca CBC, Cal 28, nº 23957, com 12 (doze) cartuchos do mesmo calibre, 1 (uma) de marca Rossi, Cal 36, nº 452Y, com 24 ( vinte e quatro) cartuchos do mesmo calibre. Foram apreendidos também 2 (dois) tubos com chumbo, 1(um) tubo de pólvora e 1(um) tubo de espoleta. Ninguém foi encontrado no local. As armas, e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Euclides da Cunha-BA, ao Delegado Paulo Jason de Melo Falcão.

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA) E POLICIA CIVIL REALIZAM APREENSÃO DE 800 PEDRAS DE CRACK‏

Arquivado em:


Alex de Jesus, Erubenildo Santos Oliveira e Sirlene Dias dos Santos presos na Operação conjunta da Guarda Municipal e Polícia Civil. A ação foi comandada pelo coordenador da 21º CORPIN, Delegado Marcos Vinicius, com o Delegado Titular Roberto Junior e pelo Comandante da Guarda Municipal de Itambé Paulo Rucas.

Sirlene Dias dos Santos, 35 anos, Alex de Jesus, 20 anos, Erubenildo Santos Oliveira, 32 anos, foram presos por volta das 22:00 h, desta segunda-feira, 14/01, no bairro Felipe Achy (Paraguay) em Itambé. O Trio foi encaminhado com cerca de 800 pedras de crack, pronto para serem traficados na cidade, R$ 2.400,00 em dinheiro, proveniente do tráfico de drogas e vários cartuchos de armas de fogo.


A ação foi desencadeada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal de Itambé, e foi Comandada pelo Coordenador da 21º Corpin, o Delegado Marcos Vinicius, contando com o Delegado Titular Roberto Junior e do Investigador Paulo Rucas.

Segundo informações, a casa onde foi apreendida a droga frequentemente é utilizada para o uso e tráfico de entorpecentes, sendo continuamente monitorada pelos investigadores da Polícia Civil, que aguardaram o momento em que os traficantes estocassem uma grande quantidade para dar o “bote certeiro”.

As ações desenvolvidas pelo atual comandante da GM de Itambé, Paulo Rucas, tem chamado a atenção da região. Em poucos dias vários bandidos periculosos da cidade foram tirados de circulação, para o comandante da GM a ação faz parte de um objetivo maior, trazer paz e segurança para o município:

 “Nosso trabalho visa unicamente dar a população de Itambé, a todas as famílias que compõem esse município Paz e Segurança. A Guarda Municipal está sendo totalmente reestruturada para ser mais uma aliada e parceira das policias no combate ao crime. Não iremos descansar enquanto todos os bandidos e criminosos da cidade não estiverem atrás das grades. A população também pode ser parceira denunciando os criminosos.
Fonte: http://guardasmunicipaisnamidia.blogspot.com.br/2013/01/guarda-municipal-e-policia-civil.html

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

Caminhão tomba na BA 131 na cidade de Saúde

Arquivado em:

O Caminhão Baú Mercedes, Benz de cor vermelho ,carregado de eletrodomésticos de placas KGA 5020 de Petrolina (PE), tombou hoje(16) por volta das 11:30 a três km da cidade de Saúde ao tentar se desviar de um trator. A estrada está interditada nos dois sentidos, ninguém se feriu. O Caminhão seguia de Campo Formoso com destino a Jacobina. Veículos como caminhão e ônibus estão usando um desviu do prado uma estrada vicinal para não ficarem na fila .


Segundo informação de um dos ajudantes do caminhão,o motorista para não se chocar com um caminhão que vinha sentido contrario foi obrigado a jogar o veiculo contra um barranco vindo a capotar.A policia militar esta no local para evitar o saque da carga e orientar o trânsito que continua interditado.


Espacoaberto.net

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim, confira:

Arquivado em:

A Região de Senhor do Bonfim está vivendo um clima de fé e devoção, com a realização da festa do seu Padroeiro, o Excelso Senhor do Bonfim, edição de 2013, que festeja duzentos e um anos.
Ainda tocados pelas celebrações jubilares dos 200 anos de criação e instalação desta Paróquia, festejado no ultimo dia 12 de dezembro de 2012, que teve seu ponto alto o belíssimo show do Padre Fábio de Melo, a Paróquia do Senhor do Bonfim convida a todos que ouvem esta emissora de radio, a participarem dos últimos dias da programação da festa:
Nos dias 15 e 16 segue o novenário como de costume, às 19h30min. E, logo após a novena, a programação social no Pátio de Eventos, com shows musicais, quermesse e bingos – Garanta já sua Cartela na Secretaria da Catedral.
No dia 16, acontecerá uma carreata, às 18h, saindo da Av. João Durval Carneiro, seguindo pelas ruas da cidade em direção à Catedral Diocesana, onde haverá a benção das chaves dos motoristas e dos veículos. Você é nosso convidado Especial! Convide sua família e seus amigos e venha conosco
No dia 17, toda uma programação festiva está sendo preparada com muito carinho pela comissão organizadora.
  • Às 6h, a comunidade será saudada com uma rajada de fogos, em todas as capelas da Paróquia…
  • Às 10h – missa solene presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo da diocese de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelo Clero.
  • Às 16h, para o encerramento, acontecerá a missa campal, e logo após a Procissão pelas ruas Manoel Teixeira (beco do Bradesco), praça Luiz Viana (campo do gado), seguindo pelas avenidas: Salvador, Agricultura, ACM, Barão do Cotegipe, chegando à Catedral pela Rua Rui Barbosa, finalizando com a benção do SS. Sacramento, no átrium da Catedral, concluindo assim a ducentésima primeira edição da festa do excelso padroeiro o glorioso senhor do Bonfim.

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013

Itiúba:Cidade comemora seus 78 anos de emacipação politica

Arquivado em:


Itiúba é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 era de 35.749 habitantes. Emancipado em 1935, localizado no semi-árido , tem uma área total de 1.737,8 km² e uma densidade populacional de 20,22 hab/km². A economia local tem seu forte na pecuária e na extração mineral (minério de ferro e cromo). Aniversário da cidade: 17 de janeiro. São muitos seus POVOADOS!!!se destacando ROMULO CAMPOS, por ter o maior numero de habitantes e maior ligação com a sede.
Cercado por lindas serras, montanhas e açudes ótimos cidade se destaca por fazer o melhor carnaval da região do semi-arido. Seu clima frio, apresenta dias NEBLINOSOS durante o inverno.
Antes da colonização da região, o território era habitado por índios, sobre os quais não se tem notícia da denominação exata. Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa "abelha dourada", conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo provém da palavra "itiuba", que na língua indígena quer dizer "água da pedra".
Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina.Clique em .
A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada "Salgada", que crescendo, povoou-se, expandiu-se e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila .
O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores alí chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba, que em Tupi-Guaraní significa “abelha dourada”.
Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

No final do século XVII, o território fazia parte da freguesia velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da carta régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.
Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba. Em 15 de abril de 1887, a ferrovia chegou ao local.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.
Antes da colonização da região que atualmente é ocupada pelo municipio de Itiúba, era o território habitado por tribos indígenas. Desses aborígenes não se tem notícia exata quanto à denominação e demais aspectos. Há, todavia, tradição popular de que, entre as tribos. haveria a dos Cariacás. Quanto à origem do belo nome da serra de que se originou o topônimo, há opiniões controvertidas: uns pretendem que se tenha derivado da expressão tupi-guarani: tu-yba, que significa ‘abelha dourada’, de onde a corruptela ltiúba; outros, todavia, opinam que o termo provém da palavra itaúba, que, em indígena, significa “água da pedra”.
Com o ínicio do povoamento, os índios primitivos se afastaram. Os domínios da Casa da Torre, de Dias d’Avila — elemento colonizador —, atingiam o divisor de águas da Serra da Itiúba. Há notícias, ainda, de que os primeiros povoadores civilizados teriam procedidos dos municípios baianos de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira. Consta que pelo fim do século XVII a região em foco fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antônio de Jacobina.

A primitiva povoação, na aba da serra, constituia a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, cujo nome consta de registros demarcatórios de comarcas vizinhas. Transformada depois em ‘julgado”, teria sido incorporada ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, pelos idas de 1697. O fato consta de Carta Régia assinada por D. Fernando José, de Portugal, em 8 de julho de 1697, e dirigida ao Ouvidor de Jacobina. lsto quanto ao antigo ‘julgado” de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba, que, pela Resolução 1005, de 16 de março de 1868.
do Presidente da Província da Bahia, Miguel Nascimento de Azambuja, foi elevada à categoria de Freguesia subordinada, então, ao município de Vila Nove da Rainha. Depois, em 1884, pela Resolução provincial n° 2 454. de 20 de junho. se transferiu sua subordinação para o novo municipio de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, este desmembrado da Vila Nova da Rainha. Por outro lado, pelos idos de 1860, no sopé da serra, mais abaixo de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. havia uma fazenda denominada Salgada, de propriedade de João Gomes e de D.. Carolina Gomes da Silva. Essa fazenda cresceu, povoou-se, expandiu-se e prosperou. Teria pertencido, também, em caráter sucessório ou não, à família Simões de Freitas. Essa família teria dado impulso bastante para transformar aquela fazenda em núcleo sócio-populacional, que a transformaria mais tarde na atual cidade da Itiúba, transferidos para ali os elementos administrativos , judiciários, religiosos, etc.
Em 1882 o núcleo demográfico da Fazenda Salgada foi elevado à categoria de Arraial da Itiúba, para ali se transferindo a sede do “julgado” de São Gonçalo do Amarante da Serra da Itiúba que, segundo alguns, teria sido, em afastados dias, refúgio de criminosos. Já em 1884, elevado à Freguesia o Arraial recebia o primeiro Padre residente, Firmino de Sousa Estrela, e prosperou, sobretudo por sua mais acessível posição geográfica e pela chegado dos trilhos ferroviários em 15 de abril de 1887. Até 1930 Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas. Pelo Decreto Estadual 8.526 de 06 de junho de 1933 foi elevada à categoria de Subprefeitura. O povoado tinha até então a categoria de Arraial. Pelo Decreto 9.322 de 18 de janeiro de 1935, dois fatos se realizaram:
é criado o município de Itiúba, com território desmembrado de Queimadas
a sede que era Arraial é elevada à categoria de Vila.Fonte:IBGE

Postado Por: Andorinha Noticiasquinta-feira, janeiro 17, 2013