terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jussiape – Corpos do prefeito, primeira dama e gerente da EMBASA são sepultados com a presença do governador




26/11/2012

Os corpos do prefeito de Jussiape Procópio Alencar (PDT), e sua esposa, Jandira Alencar, vítimas do massacre na manhã de sábado,24, foram velados na residência da família, na Rua Dr. Seabra e seguida foram levados para a Câmara de Vereador e de lá o cortejo seguiu para o cemitério municipal na tarde deste domingo,25.O corpo do gerente da Embasa, Ordelange Pereira foi velado na residência da família situada a Rua Bahia. O governador do Estado, Jaques Wagner (PT), além de outros políticos marcaram presença no velório.
Os três foram mortos a tiros em um atentado praticado pelo comerciante Claudionor Galvão de Oliveira,43 anos, conhecido por Coló, no consultório do prefeito que era médico,Coló também acabou morrendo minutos depois durante uma troca de tiros com a polícia. Dois soldados PM e um mototaxista ficaram feridos.
Segundo o delegado da cidade, o suspeito (foto) esteve na casa do presidente da Câmara Municipal pela manhã, mas não o encontrou. Em seguida, foi à casa do funcionário da Embasa Ordelange Novais, 46,aliado do prefeito, e disparou contra ele,que morreu a caminho do hospital.Depois disso, o suspeito foi até o consultório do prefeito. No caminho, cruzou com a mulher dele, Jandira Alencar, 71, e atirou contra ela, que morreu na hora. Oliveira seguiu então ao encontro do prefeito e deu dois tiros em sua cabeça. O político, conhecido como Dr. Procópio, morreu no local.
O suspeito foi então para Praça Rodrigo Alves Teixeira, onde acontecia a feira-livre, trocando tiros com policiais e feriu um deles na perna. Mais três policiais foram chamados como reforço. Em uma nova troca de tiros, um policial foi atingido na cabeça, um mototaxista ficou ferido na perna e o suspeito foi morto.
Os feridos estão internados na cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora.
O policial baleado na cabeça conhecido por Givalnildo dos Santos Alves, natural de Feira de Santana, recém-formado, corre risco de morte e está internado em um hospital na cidade de Livramento de Brumado. O policial Miquéias Rosário Lopes, natural de Jitaúna, ferido na perna e não corre risco de morte. Os policiais militares são lotados na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Livramento).
O agente, que pediu para não se identificado, disse também que Coló havia apoiado outro candidato nas eleições municipais e a polícia investiga se ele cometeu o crime porque temia que o prefeito retirasse a concessão de um quiosque de alimentos que ele tinha no centro da cidade.
O corpo de Claudionor Galvão foi enterrado às 6 horas da manhã e não foi acompanhado por nenhum familiar. Segundo comentários de populares na cidade Claudionor teria tido um surto psicótico, o que motivou a cometer o massacre. Ele foi enterrado em uma cova comum.
Procópio Alencar, do PDT, foi reeleito em outubro para um novo mandato de quatro anos nas eleições de outubro passado, após exercer dois anos do mandato anterior, pois havia sido eleito em 2008 vice-prefeito, assumindo a função em 28 de julho de 2010 depois que o titular, Vagner Neves Freitas (PTB), foi cassado pela Câmara Municipal. Na época Vagner Neves Freitas foi cassado pela Câmara Municipal por quebra de decoro pelo placar foi de 6 a 2.
O atual presidente da Câmara Gilberto dos Santos Freitas (PSC), eleito em 7 de outubro vice prefeito será empossado prefeito até 31 de dezembro deste ano. Antes será diplomado vice para a gestão 2013-2016.
Repercussão – Sites e jornais nacionais e internacionais noticiaram o ocorrido em Jussiape. O site espanhol “La Informacion” destacou a tragédia que aconteceu no município da Chapada Diamantina. O site latino “El Mércurio”, afirma que a polícia admitiu não ter maiores informações sobre o caso. Já o colombiano “La Republica” enfatiza que o comerciante Claudionor Galvão de Oliveira, 43, enfrentou a polícia e morreu baleado logo após o confronto. Informações da agência de notícias EFE foram reproduzidas em vários sites estrangeiros.