quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chávez nomeia novo ministro; Maduro diz que cumpre Constituição

Vice-presidente venezuelano disse que Chávez está 'cheio de vontade'.

Líder bolivariano está desde dezembro em Cuba para tratar câncer.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, internado em Cuba desde o começo de dezembro para se tratar de um câncer, nomeou nesta terça-feira (15) o ex-vice-presidente Elías Jaua para o cargo de ministro das Relações Exteriores. A informação foi transmitida pelo atual vice venezuelano, Nicolás Maduro, que também informou que o presidente se recupera com seu "amor de homem, cheio de vontade, de vida e de pátria".
Maduro, segundo a agência oficial de notícias do país,  também disse que está cumprindo "de maneira impecável" a Constituição e que Chávez está informado sobre todos os acontecimentos do país e que enviou cumprimentos aos deputados.

Desde que Chávez deu início em Cuba ao tratamento do câncer detectado em junho de 2011, a oposição tem criticado o presidente por governar fora do país e rejeitado a aliança estreita entre Havana e Caracas, iniciada entre Fidel e Chávez, desde sua chegada ao poder em 1999.
Chávez, de 58 anos, continua a sofrer de insuficiência respiratória depois de ter sido submetido a uma delicada cirurgia, mas a evolução do seu quadro de saúde é 'favorável', segundo o último boletim médico divulgado no domingo pelo governo, que nunca revelou o tipo de câncer que o presidente tem.
Depois de ser reeleito em outubro, Chávez deveria assumir seu novo mandato em 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal confirmou na semana passada que adiaria a posse até que o mandatário estivesse em condições.
O Supremo Tribunal Federal confirmou na semana passada o governo no cargo após 10 de janeiro