terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Facebook terá app para localizar amigos


O Facebook deve lançar um novo app capaz de dizer aos usuários quais amigos estão próximos a ele. Segundo divulgou a Bloomberg, o novo app deve ser apresentado durante o mês de março.
A nova ferramenta competiria com serviços como Highlight, Banjo, Find my Friends e Foursquare. Funcionaria assim: o usuário do Facebook recebe uma notificação sempre que um contato estiver próximo a ele geograficamente.
A Bloomberg afirma que a equipe de desenvolvimento do app está sendo coordenada pelo engenheiro Peter Deng, que trocou o Google pela rede social de Mark Zuckerberg em 2007. Além dele, o time inclui membros da startup Glancee e do Gowalla, ambos comprados pelo Facebook em 2012.
O rumor é mais um indício da caminhada do Facebook em direção aos dispositivos móveis. Durante a apresentação de resultados trimestrais, feita no último dia 30, Zuckerberg afirmou que “hoje, sem duvida, o Facebook é uma empresa ‘mobile’”.
Atualmente, de 1,056 bilhão de usuários da rede social, 680 milhões (64%) acessam o serviço a partir de smartphones e tablets. Camera, Messenger e Poke são exemplos de outros aplicativos lançados pelo Facebook, além do Instagram, adquirido em abril de 2012.
De acordo com o balanço da empresa, nos últimos três meses de 2012, a publicidade inserida nos apps do Facebook gerou 305,9 milhões de dólares à companhia, valor equivalente a 23% da publicidade total. Em maio de 2012, esse valor era zero.