sábado, 2 de fevereiro de 2013

Governo desmonta grupo de tráfico de mulheres; brasileiros são presos


FOLHA PRESS
O governo, num parceria entre Polícia Federal, polícia espanhola e Itamaraty, desmontou anteontem, uma quadrilha de tráfico de pessoas que atuava em Salamanca, na Espanha. A denúncia foi feita pela mãe de uma das vítimas à Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180.
Segundo a Polícia Federal, um casal de brasileiros, preso em Salvador (BA), recrutava jovens com a promessa de emprego como dançarinas no exterior.

De acordo com investigações da operação Planeta, as vítimas recebiam passagens aéreas, 100 euros para despesas e seguiam para a Europa, onde eram encaminhadas a casas noturnas. Lá, eram retirados seus documentos e as mulheres eram forçadas a trabalhar como prostitutas para pagar, segundo a Polícia Federal, um dívida no valor de 4 mil euros.
Na Espanha foram encontradas seis mulheres, duas delas brasileiras. Dois estabelecimentos foram fechados. As vítimas se encontram sob a proteção do governo e ainda não têm destino definido - se voltam ao Brasil ou permanecem na Espanha.
Segundo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), "não se descarta a possibilidade de novas situações de envolvimento surgirem e outras prisões acontecerem no Brasil".