segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ultimo adeus a Fernando Mendes


Por volta das 16Hs do dia 10/02/2013 o corpo do grande comunicador Fernando Mendes saiu da casa de sua mãe no povoado de Vanvana onde estava sendo velado para ser sepultado no cemitério Jardim da Saudade, os amigos, conhecidos e admiradores do comunicador se faziam presente nas esquinas e calçadas da cidades para acompanhar o cortejo. O ultimo adeus foi dado na capela do cemitério Jardim da Saudade onde se formou uma grande fila para ver pela ultima vez aquele que nos trazia noticias alegres e tristes através do seu conhecido carro de som e com sua voz inconfundível, falava com todos.

Conheça um pouco mais sobre a vida do nosso grande amigo Fernando Mendes no texto de Jayra Santos:

Conheci FERNANDO MENDES, na década de 70, na rua do Caís (onde eu morava) ele vendia pipocas, num carrinho todo enfeitado e iluminado, que atraía as crianças para comprar, e ele cativava a todos nós, com seu jeito alegre e brincalhão de ser! Depois, ele comprou uma rural pra fazê-la de carro de linha (táxi), e enfeitou-a bastante!!! Inclusive tinha até luz negra, que chamava a atenção de todos! A rural de Fernando recebeu um apelido “boate ambulante!”A rural era também seu “ninho de amor”, lá ele começou a ser “o cara” para muitas mulheres, foi a partir daí que, lhe rendeu a fama de grande conquistador! Tempos depois ele comprou uma veraneio e a transformou em seu estúdio, com ela começou sua vida de grande comunicador do povo de CAMPO FORMOSO, o fiel porta- voz do grande grupo político “Boca Branca,” partido que ele foi leal a vida inteira, vestia mesmo a camisa, com o mesmo amor que vestia a do seu grande time Flamengo! Hj, com a notícia da sua morte, fiquei me perguntando:-Será que existe alguém em CAMPO FORMOSO, que não conheceu o FERNANDO MENDES? Acredito que, se perguntarmos das crianças aos mais velhos, todos dirão que conheciam ou sabem quem era, pois, ele rodava toda a cidade com seu carro de som, levando as notícias, informações e convites a todos, com seu jeito galante, alegre, simpático, brincalhão e as vezes “chato” para os que não eram “flamenguistas” ou “BB” como ele. Mas, Fernando era amigos de todos, até mesmo dos adversários. Mas, ele não deixava por menos, comemorava mesmo suas vitórias fazendo graça com quem perdia pelas ruas da nossa cidade, esse era o seu jeito de ser. “Jeito de ser” que me fez pensar muitas vezes, em mandar uma carta para o Maurício Kubrusly, jornalista da Globo, para conhecê-lo e fazer uma reportagem com o Fernando Mendes , para o seu programa ME LEVA BRASIL, onde ele apresenta figuras pitorescas das cidades brasileiras e o jeito de se comunicar de Fernando Mendes, era muito peculiar, mesmo! Não tenho dúvidas que teria dado uma bela reportagem! Hj me arrependo de não ter feito o que pensei, ele teria ficado muito alegre, já que gostava dessas coisas, era muito vaidoso também, e não deixava de ser um reconhecimento ao seu trabalho dedicado e competente! Acredito que de tudo o que ele fazia na sua comunicação, o que realmente causava polêmica era a forma de anunciar a morte de alguém, uns gostavam, outros não! Mas, na vida é assim mesmo, ninguém consegue agradar a todos, não é? Conheci uma grande cidadã de nossa cidade, muito conhecida e amada por todos, ela gostava demais de Fernando, ela mesma o chamou e falou que se morresse primeiro que ele, por favor anunciasse a morte dela do jeito que só ele sabia fazer, falando tudo sobre ela, inclusive, era para ir na sua porta e anunciar enquanto ela estava sendo velada, assim ele fez, eu vi, estava lá, no velório. Meus aluninhos do Anísio Teixeira, a época, tinham por ele uma admiração e respeito, muito grande, sempre que eu estava dando aulas, e eles ouviam uma música, ficavam caladíssimos e me diziam assim: -Professora, espera,não está ouvindo é “o carro da morte,”que está vindo, faz silêncio pra gente ouvir, pois, o Fernando Mendes vai dizer quem morreu e como morreu! Ele sabe tudinho tudinho! Hj, fiquei pensando quem vai anunciar sua morte? Soube a algum tempo que, ele tinha gravado seu próprio anúncio de falecimento, do jeito que só ele sabia fazer! Como não estou em Salvador, não vou ouvir essa mensagem, com a voz do próprio, ou de outro colega seu comunicador. Espero que tenha sido feita, a altura do que ele merecia de todos nós, campoformosenses, com muito reconhecimento a seu trabalho e um agradecimento especial a esse filho de CAMPO FORMOSO, que soube amá-la e valorizá-la, como poucos! Obrigada, Fernando, que DEUS o tenha na Sua Glória e que conforte seus familiares e amigos. (Jayra Santos-professora de História do Polivalente e prima de Fernando, segundo ele mesmo que, falou pra meu pai, muito feliz na época, pela descoberta do parentesco, que vinha da parte da minha avó paterna que, era daqui, da Canavieira, onde a família de Fernando Mendes, mora até hj).
ESMERALDA NOTICIAS