terça-feira, 16 de abril de 2013

Após explosões em Boston, Obama reforça segurança nos EUA


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que ordenou às autoridades que aumentem a segurança, onde for necessário, em todo o território dos EUAapós as explosões que deixaram pelo menos dois mortos e mais de 20 feridos na Maratona de Boston nesta segunda-feira (15).

Obama disse que ainda não sabe quem cometeu o ataque, nem por que motivações, mas prometeu que seu governo vai investigar "a fundo" e punir os responsáveis.

Obama deu a entender que o ataque foi intencional, mas não citou diretamente que se tratou de um ataque terrorista.

"Ainda não temos as respostas. Nós ainda não sabemos quem fez isso ou por que, e as pessoas não devem tirar conclusões precipitadas antes que nós tenhamos todos os fatos", disse Obama na TV.
"Mas não se enganem, vamos chegar ao fundo da questão, e vamos descobrir quem fez isso, nós vamos descobrir por que fizeram isso."
O FBI (polícia federal dos EUA) e outras autoridades federais estão tratando o caso como um "ato de terrorismo", segundo fontes citadas pela CNN e pela agência de notícias Reuters.
Uma autoridade ouvida pela Reuters disse que é necessário descobrir se se trata de algum grupo nacional ou estrangeiro.
  •  
  •  
O presidente dos EUA, Barack Obama, fala nesta segunda-feira (15) na Casa Branca sobre as explosões em Boston (Foto: AFP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fala nesta segunda-feira (15) na Casa Branca sobre as explosões em Boston (Foto: AFP)G1