segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cerâmica do Piauí ganha destaque em exposição nos Estados Unidos


Artesã Raimundinha Teixeira vai representara a Cooperart Poti.

Mostra acontecerá na sede da ONU em Nova Iorque no mês de setembro.


Técnicas foram agregadas ao processo de produção conferindo aspecto mais moderno às peças (Foto: Patrícia Andrade/G1)Técnicas foram agregadas ao processo de produção conferindo aspecto mais moderno às peças (Foto: Patrícia Andrade/G1)
O Parque Encontro dos Rios, localizado na Zona Norte de Teresina, é um corredor cheio de arte e beleza e a característica mais forte do bairro Poti Velho, primeiro espaço de ocupação, que deu origem à capital piauiense. É por lá que está o melhor do artesanato piauiense: as cerâmicas, que mais uma vez ganham destaque internacional na exposição Mulher Artesã Brasileira, que acontecerá em Nova Iorque nos Estados Unidos.

A artesã e presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart Poti), Raimunda Teixeira, foi selecionada para participar da exposição, que acontecerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro.
  •  
Raimundinha Teixeira, artesã e presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho participará da mostra (Foto: Carlos Augusto Lima / Sebre-PI)Raimundinha Teixeira, artesã e presidente
da Cooperativa participará da mostra
(Foto: Carlos Augusto Lima / Sebre-PI)
“Participar de um evento que divulga e engrandece o nosso artesanato me deixa muito feliz. A prática do associativismo é fundamental para que tenhamos belos trabalhos a partir da cerâmica e para que possamos alçar voos mais distantes”, avaliou Raimundinha.

A Cooperart Poti é formada por 39 mulheres que fazem e contam sua história a partir da cerâmica. Atualmente elas fazem peças decorativas, utilitárias e acessórios de moda como colares, brincos e pulseiras. Mensalmente são produzidas cerca de 1.800 peças. Desde 1999, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí(Sebrae) realiza diversas capacitações para a cooperativa como cursos e consultorias em gestão, produção, design, além da promoção de eventos.
As cerâmicas produzidas pelas artesãs piauienses conquistaram a admiração do público de países da África e Europa. São peças de decoração que ao longo dos tempos têm sido enriquecidas com várias técnicas que conferem um aspecto cada vez mais moderno às cerâmicas. A matéria-prima principal é a argila. Assim, a simples produção de potes, jarros e panelas para o uso doméstico, abriu espaço para a confecção de peças mais ousadas como mandalas, luminárias, vasos, esculturas e até bijuterias que hoje figuram no Polo Cerâmico do Poti Velho.

O projeto Mulher Artesã Brasileira tem como objetivo divulgar a cultura e a economia brasileira por meio de artesãs que alcançaram na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social.
A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão de seleção composta por profissionais da Associação Brasileira de Exportação do Artesanato, Abexa; do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.
Além do Piauí, foram selecionadas artesãs do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.