quinta-feira, 2 de maio de 2013

Unesp aprova programa que reserva vagas para alunos de escola pública


Pimesp prevê reserva de 50% de vagas até 2016. 

Unesp ainda quer vai discutir a proposta do 'college'.

Vestibulandos aguardam abertura dos portões (Foto: Mariana Lanfranchi/G1)Unesp poderá adotar cotas no vestibular
(Foto: Mariana Lanfranchi/G1)
O conselho universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou na quinta-feira (25) o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), proposto pelo governo do estado de São Paulo, que prevê reservar 50% das vagas para estudantes de escola pública nas universidades estaduais (Unesp, USP e Unicamp). A Unesp ainda pretende discutir a criação do college, curso em que parte dos cotistas faria antes de ingressar, de fato, na universidade.
O que o conselho da universidade ainda não aprovou é a proposta de um curso semipresencial no formato de 'college', no qual 40% dos alunos cotistas fariam durante dois anos como preparação para o ingresso na universidade.O Pimesp prevê que dentro da reserva de 50% das vagas, o percentual de negros, pardos e indígenas deverá ser, também no mínimo, 35%, valor verificado para a população do Estado de São Paulo no Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE. As metas deverão ser atendidas ao longo de três anos a partir de 2014.
No último vestibular, a Unesp teve 41% dos ingressantes oriundos de escolas públicas. Na Universidade de Sâo Paulo foram 28,5% e na Unicamp, 33,3% dos novos alunos fizeram o ensino médio em escolas públicas.
USP e Unicamp ainda não aprovaram a proposta do governo paulista.
G1