sábado, 14 de setembro de 2013

Horário de Verão 2013/2014 – Bahia não participará do horário de verão 2013/2014 diz governador


Horário de Verão


A Bahia volta a ficar fora do horário de verão este ano. A decisão foi divulgada pelo governador Jaques Wagner, que alegou o fato de a maioria dos baianos ser contra o adiantamento dos relógios em uma hora. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas que adotam o horário de verão. Em 2003 e 2010, a Bahia já tinha ficado fora.
Jaques Wagner lembrou que, no horário de verão de 2011/2012, a Bahia foi o único estado do Nordeste que adotou a medida, e a maior parte da população reagiu mal. “Fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande. Então, independentemente daquilo que eu acho, tenho de ouvir a ampla maioria da população. Então, este ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão”, disse o governador.
Instituído no Brasil em 1931, o horário de verão tem o objetivo de proporcionar maior aproveitamento da luz natural, para reduzir o consumo de energia entre as 18h e as 20h. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição, problemas que, eventualmente, poderiam afetar todo o sistema de fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na última edição, 2012/2013, o horário de verão gerou economia de 4,5% no período de pico nos estados em que o implementaram. Desde 2008, quando foi publicado o Decreto 6.558, a iniciativa entra em vigor no terceiro domingo de outubro e se estende até o terceiro domingo de fevereiro. Este ano, nas unidades federativas que adotam o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora no dia 20 de outubro.
No dia 16 de fevereiro do próximo ano, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.
Com informações da Agência Brasil