sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Repórter Zé Raimundo vence prêmio por reportagem em Monte Santo

O caso das 5 crianças que foram adotadas irregularmente, rendeu ao repórter Zé Raimundo a 35ª edição do Prêmio Vladimir Herzog.
A reportagem exibida no Fantástico que denunciou o caso da adoção com suspeitas de irregularidade de cinco crianças de uma família de Monte Santo, cidade do interior da Bahia, venceu o prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo, na categoria “Televisão”. A matéria, exibida em outubro de 2012, teve como repórter José Raimundo e como repórter cinematográfico German Maldonado.

"O prêmio é um dos mais cobiçados por profissionais de imprensa, por se tratar de um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. Mas não é só o orgulho da conquista que nos deixa felizes - equipe de jornalismo da TV Bahia e do Fantástico. O reconhecimento pelo trabalho que denunciou uma injustiça cometida pela própria justiça brasileira, contra uma família pobre do sertão baiano, nos dá a impagável sensação do dever cumprido", relata José Raimundo. 

O prêmio é promovido pela Federação Nacional de Imprensa, Federação Nacional de Jornalistas, Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia e Família Herzog.

Relembre o caso

A reportagem, exibida em outubro do ano passado, denunciou a retirada de cinco crianças de uma mesma família de Monte Santo e entregues para adoção, suspeita de ter acontecido de forma irregular, para quatro famílias do interior de São Paulo em junho de 2011.  As investigações apontam problemas nas adoções e mostram o envolvimento do juiz Vítor Bizerra, responsável por permitir que cinco crianças da região fossem retiradas da sua família biológica e adotadas em tempo recorde por famílias de São Paulo. 

Após decisão do juiz Luiz Roberto Cappio, as cinco crianças voltaram para Monte Santo e comemoraram o natal com a família biológica. A advogada que representava as quatro famílias do interior de São Paulo que estavam com a guarda das cinco crianças chegou a entrar com recurso na Justiça para tentar reverter a decisão que determina que as crianças voltem para a família biológica e houve um protesto pedindo a volta das crianças à São Paulo. 
 
Em fevereiro deste ano, o juiz Luiz Roberto Cappio julgou improcedentes os pedidos de perda da guarda da lavradora da cidade de Monte Santo e os pedidos de adoção, definindo que as crianças ficassem com a mãe biológica. Além disso, determinou que as famílias paulistas pagassem multa por agir de má-fé, indenização por danos morais e honorários de advogado dos pais biológicos.
 
No mês passado, o juiz Bizerra foi afastado provisoriamente pelo CNJ até a conclusão das investigações.