A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caso de tráfico de pessoas, através dos deputados federais que a integram, chegam à capital baiana nesta quinta-feira (21) para ouvir o casal Elizânia dos Santos Evangelista Reis, natural de Itiúba, e Denílson Costa Pereira Reis. A dupla foi presa em Salvador pela Operação Planeta da Polícia Federal, no final de janeiro, acusados de aliciamento a jovens baianas para trabalhar na Espanha.
A CPI cumpre na Bahia, em uma agenda de dois dias, a oitiva. Na tarde desta quinta-feira, o casal será ouvido pela comissão durante uma reunião reservada.
O casal de aliciadores trabalhava para o espanhol Bermudez Motos e, além da oferta de emprego, oferecia passagem área e dinheiro para despesas pessoais para as vítimas. O espanhol é dono de uma casa de prostituição em Salamanca.
De acordo com a Polícia Federal, já na Espanha, as mulheres eram submetidas à situação degradante de trabalho e moradia, além de assumirem uma dívida cinco vezes maior do que as que eram informadas. (BN)