quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Itiúba:Cidade comemora seus 78 anos de emacipação politica


Itiúba é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 era de 35.749 habitantes. Emancipado em 1935, localizado no semi-árido , tem uma área total de 1.737,8 km² e uma densidade populacional de 20,22 hab/km². A economia local tem seu forte na pecuária e na extração mineral (minério de ferro e cromo). Aniversário da cidade: 17 de janeiro. São muitos seus POVOADOS!!!se destacando ROMULO CAMPOS, por ter o maior numero de habitantes e maior ligação com a sede.
Cercado por lindas serras, montanhas e açudes ótimos cidade se destaca por fazer o melhor carnaval da região do semi-arido. Seu clima frio, apresenta dias NEBLINOSOS durante o inverno.
Antes da colonização da região, o território era habitado por índios, sobre os quais não se tem notícia da denominação exata. Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa "abelha dourada", conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo provém da palavra "itiuba", que na língua indígena quer dizer "água da pedra".
Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina.Clique em .
A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada "Salgada", que crescendo, povoou-se, expandiu-se e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila .
O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores alí chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba, que em Tupi-Guaraní significa “abelha dourada”.
Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

No final do século XVII, o território fazia parte da freguesia velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da carta régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.
Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba. Em 15 de abril de 1887, a ferrovia chegou ao local.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.
Antes da colonização da região que atualmente é ocupada pelo municipio de Itiúba, era o território habitado por tribos indígenas. Desses aborígenes não se tem notícia exata quanto à denominação e demais aspectos. Há, todavia, tradição popular de que, entre as tribos. haveria a dos Cariacás. Quanto à origem do belo nome da serra de que se originou o topônimo, há opiniões controvertidas: uns pretendem que se tenha derivado da expressão tupi-guarani: tu-yba, que significa ‘abelha dourada’, de onde a corruptela ltiúba; outros, todavia, opinam que o termo provém da palavra itaúba, que, em indígena, significa “água da pedra”.
Com o ínicio do povoamento, os índios primitivos se afastaram. Os domínios da Casa da Torre, de Dias d’Avila — elemento colonizador —, atingiam o divisor de águas da Serra da Itiúba. Há notícias, ainda, de que os primeiros povoadores civilizados teriam procedidos dos municípios baianos de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira. Consta que pelo fim do século XVII a região em foco fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antônio de Jacobina.

A primitiva povoação, na aba da serra, constituia a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, cujo nome consta de registros demarcatórios de comarcas vizinhas. Transformada depois em ‘julgado”, teria sido incorporada ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, pelos idas de 1697. O fato consta de Carta Régia assinada por D. Fernando José, de Portugal, em 8 de julho de 1697, e dirigida ao Ouvidor de Jacobina. lsto quanto ao antigo ‘julgado” de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba, que, pela Resolução 1005, de 16 de março de 1868.
do Presidente da Província da Bahia, Miguel Nascimento de Azambuja, foi elevada à categoria de Freguesia subordinada, então, ao município de Vila Nove da Rainha. Depois, em 1884, pela Resolução provincial n° 2 454. de 20 de junho. se transferiu sua subordinação para o novo municipio de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, este desmembrado da Vila Nova da Rainha. Por outro lado, pelos idos de 1860, no sopé da serra, mais abaixo de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. havia uma fazenda denominada Salgada, de propriedade de João Gomes e de D.. Carolina Gomes da Silva. Essa fazenda cresceu, povoou-se, expandiu-se e prosperou. Teria pertencido, também, em caráter sucessório ou não, à família Simões de Freitas. Essa família teria dado impulso bastante para transformar aquela fazenda em núcleo sócio-populacional, que a transformaria mais tarde na atual cidade da Itiúba, transferidos para ali os elementos administrativos , judiciários, religiosos, etc.
Em 1882 o núcleo demográfico da Fazenda Salgada foi elevado à categoria de Arraial da Itiúba, para ali se transferindo a sede do “julgado” de São Gonçalo do Amarante da Serra da Itiúba que, segundo alguns, teria sido, em afastados dias, refúgio de criminosos. Já em 1884, elevado à Freguesia o Arraial recebia o primeiro Padre residente, Firmino de Sousa Estrela, e prosperou, sobretudo por sua mais acessível posição geográfica e pela chegado dos trilhos ferroviários em 15 de abril de 1887. Até 1930 Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas. Pelo Decreto Estadual 8.526 de 06 de junho de 1933 foi elevada à categoria de Subprefeitura. O povoado tinha até então a categoria de Arraial. Pelo Decreto 9.322 de 18 de janeiro de 1935, dois fatos se realizaram:
é criado o município de Itiúba, com território desmembrado de Queimadas
a sede que era Arraial é elevada à categoria de Vila.Fonte:IBGE